sexta-feira, dezembro 13, 2013

–  Nós estamos programados para o sofrimento, e não para a alegria. O masoquismo é embutido em nós, em idade bastante tenra. Você deve trabalhar e sofrer... e o problema é que você acredita. Bem, tudo isso é besteira. Levei trinta e seis anos para compreender que besteirada tudo isso é, e se existe uma coisa que quero fazer por você é ensinar-lhe o mesmo.
– Você tem todo tipo de planos para mim, não acha? Quer me ensinar acerca da liberdade, a respeito do prazer, quer escrever livros comigo, converter-me... Por que os homens sempre querem me converter? Devo ter cara de criatura a ser convertida.
Você tem a cara de quem quer ser salva. (...) Olhe, patinha, eu sei a seu respeito a partir de mim mesmo. Os analistas jogam do mesmo jeito. Eles são exatamente como escritores. Tudo está a seu alcance, tudo é um caso a estudar. (...) Eu conheço seu joguinho, porque também o pratico. Não é tão misterioso quanto você julga. Na verdade, você é inteiramente transparente.


Enfurecia-me o fato de que me visse com mais cinismo do que eu via a mim mesma. Sempre acho que estou me protegendo contra as opiniões alheias a meu respeito, adotando o ponto de vista mais deformado possível a meu respeito. Depois compreendo, de repente, que mesmo essa opinião deformada é autolisonjeira.

Erica Jong, Medo de Voar.
.
.
.
fica o que não se escreve.