sabe, tenho essa mania compulsiva de comprar livros. compro todos! aqueles com capa bonita, escritor famoso, título cômico.. é um problema! esses dias, remexendo na prateleira, encontrei um livro que havia comprado há uns... cinco, digamos seis meses num sebo, e sequer havia aberto.
em perfeito estado, e pertencente ao "círculo do livro", a graça se chama "fogo pálido", do autor russo vladimir nabokov, que reconheci pouco depois por ser o escritor de "lolita", que não me agrada muito, mas para não causar discussão com a massa, nunca levo esse assunto á tona.
até agora só tive a coragem de ler a última página, e gostei demais para continuar. tenho um medo tenro para ler sobre essas circunstâncias, semelhante quando li r. l. stevenson e fitzgerald pela primeira vez. preferia nunca ter comprado, e continuar admirando de forma anônima esses escritores. é incrível como fico abatida após um livro ruim. deus sabe como fiquei após ler sobre dr. jeckyl e mr. hyde, ou sobre o maldito diamante do tamanho da hitz. prefiro inventar uma história bem bonita para esse tipo de livro, um romance, de preferência uma mistura e/ou cópia de lispector ou kundera.
pois bem, nem sei porque comprei o mesmo.